sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Projeto-Histórias em quadrinhos na Escola A.P.P com HagaQuê



AApresentação
As histórias em quadrinhos conhecidas pelo público As histórias em quadrinhos conhecidas pelo público infantil podem ser usadas em sala de aula para trabalhar diferentes temas transversais e conteúdos. Como a maioria dos personagens também são crianças, é esperado que os alunos se identifiquem com algum deles. Neste trabalho iremos usar os personagens da turma da Mônica como personagens centrais para trabalhar temas transversais com as crianças, não excluindo os demais.
Este projeto tem por objetivo proporcionar aos alunos a apropriação dos Elementos das Histórias em Quadrinhos, bem como a leitura e escrita dessa tipologia textual. Mesmo que os alunos ainda não dominem, na sua totalidade, a leitura e a escrita, eles se tornarão aptos a identificar o discurso usado nas histórias em quadrinhos. O mesmo será aplicado do 3º Ano ao 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino médio da Escola Estadual Antonio Pinto Pereira. Nos turno matutino e vespertino com professores do Ensino Fundamental e médio.infantil podem ser usadas em sala de aula para trabalhar diferentes temas transversais e conteúdos. Como a maioria dos personagens também são crianças, é esperado que os alunos se identifiquem com algum deles. Neste trabalho iremos usar os personagens da turma da Mônica como personagens centrais para trabalhar temas transversais com as crianças, não excluindo os demais.

Este projeto tem por objetivo proporcionar aos alunos a apropriação dos Elementos das Histórias em Quadrinhos, bem como a leitura e escrita dessa tipologia textual. Mesmo que os alunos ainda não dominem, na sua totalidade, a leitura e a escrita, eles se tornarão aptos a identificar o discurso usado nas histórias em quadrinhos. O mesmo será aplicado do 3º Ano ao 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino médio da Escola Estadual Antonio Pinto Pereira. Nos turno matutino e vespertino com professores do Ensino Fundamental e médio.

A proposta desse trabalho visa à valorização da linguagem oral e escrita, dando ênfase à estrutura das histórias em quadrinhos, pois muitas vezes as crianças curtem as personagens, mas não compreendem a estrutura das historias em quadrinhos – não sabem diferenciar a fala do narrador da fala das personagens e nem identificar os diferentes tipos de balões.

§Apropriar-se dos elementos que compõem as histórias em quadrinhos;
§Aprender a distinguir a fala do narrador da fala dos personagens;
§Identificar a função dos diferentes tipos de balões;
§Ampliar o vocabulário;
§Aprender a confeccionar um gibi;
§Desenvolver a criatividade por meio da criação de passatempos;
§Despertar na criança o gosto pela leitura e escrita;
§Produzir textos;
§Aprender utilizar o software Hagaquê.
  • Montar um gibi virtual e impresso.

Para desenvolver o projeto serão propostas atividades orais e escritas, envolvendo os alunos num trabalho em conjunto e que possa enriquecer a aprendizagem de cada um.

§Leitura de diversos gibis (pela professora e pelos alunos);
§Interpretação de textos oral e através de desenhos;
§Produção de texto individual e coletivo;
§Apresentação de como utilizar o software HagaQuê;
§Utilização do software HagáQuê na STE.
§A avaliação deverá ser contínua na qual a criança será observada, durante todo o processo, no uso da língua oral e escrita.

Estas fotos é somente do 7º ano do matutino, mas a escola desenvolveu o projeto nos turnos matutino e vespertino do 3º ao 9º do E.F. e no Ensino Médio.