terça-feira, 13 de maio de 2014

Breve história de Jardim

Foto: Fazenda Jardim (antigo vilarejo)
Fonte: Rita Carmem Braga Lima

A história de Jardim está diretamente ligada à Guerra da Tríplice Aliança, palco do capitulo da Retirada da Laguna. Ao chegar ao sul de Mato Grosso, José Francisco Lopes fundou, às margens do Rio Miranda uma fazenda de nome Jardim, onde se dedicou à pecuária. Com o início dos conflitos da Guerra do Paraguai, Lopes tornou-se peça fundamental para os soldados brasileiros por ser grande conhecedor da região, guiando os soldados até Bela Vista. José Francisco Lope, o guia Lopes, novamente guiou os soldados na retirada. Na margem esquerda do Rio Miranda, guia Lopes faleceu, ele foi enterrado no meio do acampamento junto com coronéis e soldados mortos pela cólera morbo. Hoje o local é chamado de "Cemitério dos Heróis".
Alguns anos mais tarde, diante das dificuldades encontradas na época, havia a necessidade da criação de uma comissão própria. Nascia assim, no dia 03 de março de 1945, a CER-3 (Comissão de Estradas e Rodagens N°3), que era uma organização militar ligada ao ministério da guerra. Após sua criação, a CER-3 impulsionou o desenvolvimento do vilarejo de nome Jardim. O comandante da CER-3, Major Alberto Rodrigues da Costa, loteou e vendeu aos seus funcionários as terras da Fazenda Jardim, compradas ao proprietário Fábio Martins Barbosa. A data de entrega dos lotes é considerada a data de fundação de Jardim, na época ainda um distrito de Bela Vista, esse fato ocorreu em 14 de maio de 1946 e foi lavrado em uma ata, considerada a "certidão de nascimento de Jardim".
A escola APP parabeniza Jardim, pelos seus 68 anos!

5 comentários:

Iara Augusta da Silva disse...

O texto está excelente.
Em poucas palavras a autora do texto narrou os principais fatos da história de Jardim.
Tenho muito interesse em conhecer a história deste município, pois no final da década de 1950 realizei o curso primário no Grupo Escolar Coronel Juvêncio.
Parabéns pelo seu texto.
Continue escrevendo. Você tem futuro.

Um abraço afetuoso.
Iara Augusta da Silva

Alex disse...

parabéns pelo texto Laira.......

Alex disse...

parabéns pelo texto Laira

Unknown disse...

Alguns senhores dessa época ainda estão vivos, estão velhinhos mais estao em vida ainda, um exemplo de um mineiro que veio de MG para trabalhar na CR3 é o seu Hélio Fonseca , mais conhecido como hélio preto , ele se aposentou na CR3, trabalhou muitos anos nela, ajudou a construir muitas estradas, após se aposentar ainda continuando trabalhou de motorista da ambulancia da prefeitura, hoje em dia está nos seus 90 e poucos anos e se encontra de cama bem debilitado da saude.

Unknown disse...

Alguns senhoras dessa época ainda estão vivos, estão velhinhos mais estao em vida ainda, um exemplo de um mineiro que veio de MG para trabalhar na CR3 é o seu Hélio Fonseca , mais conhecido como hélio preto , ele se aposentou na CR3, trabalhou muitos anos nela, ajudou a construir muitas estradas, após se aposentar ainda continuando trabalhou de motorista da ambulancia da prefeitura, hoje em dia está nos seus 90 e poucos anos e se encontra de cama bem debilitado da saude.