Hinos


Para ouvir, ler a música e ver a apresentação, clique ao lado do hino no local indicado:

Hino de Jardim/MS <CLIQUE AQUI>
14 de maio de 1946

Hino de Mato Grosso do Sul <CLIQUE AQUI>
11 de Outubro de 1977

Hino Nacional Brasileiro <CLIQUE AQUI>


Hino à Bandeira Nacional <CLIQUE AQUI>
19 de Novembro de 1889

Hino da Proclamação da República <CLIQUE AQUI>
15 de Novembro de 1889

Hino da Independência do Brasil <CLIQUE AQUI>
7 de Setembro de 1822


Símbolos Nacionais

Brasão Nacional

O Brasão de Armas do Brasil foi desenhado pelo engenheiro Artur Zauer, por encomenda do Presidente Marechal Deodoro da Fonseca. É um escudo azul-celeste, apoiado sobre uma estrela de cinco pontas, com uma espada em riste, ao seu redor está uma coroa formada de ramo de café frutificado e outro de fumo florido sobre um resplendor de ouro. O uso do Brasão é obrigatório pelos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e pelas Forças Armadas. Também estão presentes em todos os prédios públicos.

Bandeira Nacional

Após a Proclamação da República, em 1889, uma nova bandeira foi criada para representar as conquistas e o momento histórico para o país. Projetada por Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos, com desenho de Décio Vilares, foi inspirada na bandeira do Império, desenhada pelo pintor francês Jean Baptiste Debret. Aprovada pelo Decreto n.º 4, de novembro daquele ano, manteve a tradição das antigas cores nacionais - verde e amarelo - do seguinte modo: um losango amarelo em campo verde tendo no meio a esfera celeste azul, atravessada por uma zona branca, em sentido oblíquo, e descendente da esquerda para a direita, com os dizeres "Ordem e Progresso".
As estrelas que fazem parte da esfera, representam a constelação Cruzeiro do Sul. Cada uma corresponde a um estado brasileiro, e de acordo com a Lei n.º 8421, de 11 de maio de 1992, deve ser atualizada de acordo com a criação ou extinção de algum estado. A única estrela acima na inscrição "Ordem e Progresso" é chamada Spica e representa o Estado do Pará.


Nenhum comentário: